

Clique nos links para Ler / Baixar o arquivo PDF
DISSERTAÇÕES
teses
3 - A “Escrevivência” de Conceição Evaristo em Ponciá Vicêncio: encontros e desencontros culturais entre as versões do romance em português e em inglês - Tese de Rosângela de Oliveira Silva Araújo - UFPB , 2012.
4 - A tradução e a construção de imagens culturais: Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, e sua tradução para o inglês - Tese de Marcela Iochem Valente - PUC-RJ-2013.
Blog Nossa Escrivência

Vídeo de Conceição Evaristo

O LIRISMO DISSONANTE DE UMA AFRO-BRASILEIRA - Artigo de Anselmo Peres Alós -Publicado na Coleção Vozes da Diáspora Negra, v. I,Belo Horizonte: Nandyala, 2008. 72 p.
TV PUC-Rio: A “escrevivência” na literatura feminina de Conceição Evaristo
Conceição Evaristo em um papo na Arte do Artista
Publicações

Revista Suplemento Literário MG (páginas 1 a 11)
Belo Horizonte, Maio / Junho de 2018 - Nº 1378
Clique na imagem para baixar o arquivo
Nesta publicação, o projeto Cartas Negras, criado por Conceição e algumas amigas escritoras nos anos 1990, volta atualizado, trazendo para essa roda de mulheres jovens escritoras. Em uma troca de correspondências, elas vão além das questões pessoais e discutem temas universais, como solidão, machismo e racismo. Uma homenagem a Joana Josefina Evaristo, mãe de Conceição, a qual colecionou cadernos de escritos por muitos anos, também pode ser encontrada como encarte da publicação.
Constância Lima Duarte e Eduardo de Assis Duarte, casal de intelectuais amigos de Conceição Evaristo, analisam o texto e o contexto em que está inserida a obra da escritora homenageada.
O Literafro Entrevista recebe a escritora Conceição Evaristo, que anuncia planos para 2019, brinca que a vida começa aos 70 e avalia o atual momento de sua carreira. “Nós estamos fazendo história de uma nova intelectualidade”, diz a homenageada no Enem 2018.
O programa é uma produção da TV UFMG em parceria com o Portal Literafro e promove conversas com autores e autoras sobre produções da literatura afro-brasileira. A apresentação é de Soraya Fideles e esta edição conta com a participação do professor da Faculdade de Letras da UFMG, Eduardo de Assis Duarte.
