< clique nas setas laterais para navegar entre os slides >
Pouse / clique o mouse no meio do slide para parar e ler com calma



< clique nas setas laterais para navegar entre os slides >
Pouse / clique o mouse no meio do slide para parar e ler com calma
Foi candidata à ABL em 2018

A premiada escritora mineira Conceição Evaristo entregou, no dia 18 de julho de 2018, uma carta de apresentação à Academia Brasileira de Letras (ABL), confirmando sua candidatura à cadeira número 7 da instituição. Se fosse aceita, ela seria a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na instituição.
“Assinalo o meu desejo e minha disposição de diálogo e espero por essa oportunidade”.
Disse Conceição Evaristo no documento entregue à sede da ABL, no Rio de Janeiro.
A escritora oficializou sua candidatura após a circulação de uma petição online, feita por fãs e admiradores, em apoio à escolha de Conceição. A petição ganhou grande repercussão ultrapassou 20 mil assinaturas.
Conceição pleiteiava a vaga deixada pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos que faleceu em abril de 2018. Com ela na época concorreram o escritor Godofredo de Oliveira Neto (na foto à esquerda),Cacá Diegues, Pedro Correa do Lago, Raul de Taunay, Remilson Candeia, Francisco Regis Frota Araujo, Placidino Guerrieri Brigagão, Raquel Naveira, José Itamar Abreu Costa, José Carlos Gentile e Evangelina de Oliveira.
O vencedor foi o cineasta Cacá Diegues, que recebeu 22 votos. Participaram da eleição 24 Acadêmicos presentes e 11 por cartas (três não votam por motivo de saúde). Os ocupantes anteriores da cadeira 7 são: Valentim Magalhães (fundador) – que escolheu como patrono Castro Alves –, Euclides da Cunha, Afrânio Peixoto, Afonso Pena Júnior, Hermes Lima, Pontes de Miranda, Dinah Silveira de Queiroz e Sergio Corrêa da Costa.
