
Conceição Evaristo Fala de Sua Obra
Nada melhor que a própria escritora, Conceição Evaristo, para explicar as nunaces e méritos do romance Ponciá Vicêncio. è o que vocês irão assistir aqui.
Resenha do livro de estreia de Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio, relançado pela Pallas Editora (foi publicado originalmente pela Editora Malê em 2003). A autora mineira, convidada na FLIP 2017, nos recebeu em sua casa em Maricá, Rio de Janeiro, onde nos falou sobre as suas origens, sua vocação literária e nos deu uma lição sobre a práxis quilombola.
Poetisa e romancista, Conceição Evaristo atua nas áreas de Literatura e Educação, com ênfase em temas de gênero e etnia.
Qual é a importância da história na resistência negra? | Consciência Negra | Mini Saia | Saia Justa
A repórter da TV Aparecida, Abiane Souza, foi até o Rio de Janeiro, para conhecer a história da escritora Conceição Evaristo. Confira!
O Espaço Público recebe a escritora mineira Conceição Evaristo, um dos nomes aplaudidos pela crítica literária. Da infância pobre numa favela de Belo Horizonte, a autora traz em sua história de vida, luta e perseverança.
Depoimento proferido no V Colóquio Mulheres em Letras, realizado na Faculdade de Letras da UFMG, no dia 20 de abril de 2013.
Literatura afro brasileira - Conexão Futura - Canal Futura É na literatura negra ou afro-brasileira que as questões relativas à identidade e às culturas dos povos africanos e afrodescendentes são abordadas, por meio de uma escrita que valoriza a herança cultural africana e garante o direito à memória desses povos. Além de conhecer a história, esse tipo de literatura também aborda as angústias da alma e do cotidiano vivido por personagens negras. O reconhecimento da contribuição negra para a literatura brasileira se dá por meio de nomes historicamente consagrados como Machado de Assis, Cruz e Sousa e Lima Barreto. Porém, como anda a produção de autores negros no Brasil atualmente? Vamos conversar sobre o reconhecimento da literatura no estúdio com Conceição Evaristo, escritora e doutora em Literatura Comparada pela UFF, Fernanda Felisberto, professora de Literatura da UFRRJ e, pela internet, com Eduardo de Assis Duarte, professor de Pós-graduação em Letras e Estudos Literários da UFMG e coordenador do Literafro, Portal da literatura afro-brasileira.| Conexão Futura, 04 de setembro de 2015. Apresentação: Juli Wexel
O Estação Plural recebe a renomada escritora brasileira Conceição Evaristo para compartilhar conhecimentos e experiências com os apresentadores Ellen Oléria, Fernando Oliveira e Mel Gonçalves. Um dos temas abordados será 'escrevivência e maturidade' - o desenvolvimento do cérebro, atitudes amadurecidas e a dimensão das consequências dos atos. O programa conversa também com as curadoras da 'Ocupação Conceição Evaristo', uma exposição dedicada à escritora mineira, em apresentação no Itaú Cultural de São Paulo até o dia 18 de junho – a mostra marca a 34ª edição do programa Ocupação, que em 2017 tem como foco apenas a produção de mulheres representativas da arte e da cultura nacionais.
Ellen Oléria, Conceição Evaristo, Fefito e Mel Gonçalves Ellen Oléria, Conceição Evaristo, Fefito e Mel Gonçalves - Helemozão No segundo bloco, o papo é sobre os quilombos urbanos e a resistência negra nas cidades na entrevista com a diretora-executiva da Anistia Internacional do Brasil, Jurema Werneck. Por fim, também é abordado o tema a “hora certa de tomar decisões”: qual a melhor maneira de encarar momentos difíceis?
Produção: Aline Penna, Stéphanye Gomes e Patrícia Lima
Roteiro: Luísa Caetano
Direção: Luca Bastolla Edição e finalização: Vanessa Nascimento
Meu colega professor de Literatura nos dá uma aula aqui sobre a obra de Conceição Evaristo.
Por que Devemos estudar Literatura Afro-Brasileira ? A literatura brasileira vem de um histórico de representação negativo das pessoas negras”, afirma o formador de professores e mestrando em literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP), Esdras Soares. Segundo ele, essa situação só começou a mudar quando os negros começam a produzir suas próprias narrativas. “Quando eles começam a escrever seus próprios livros, a gente percebe uma mudança radical na representação dos personagens negros”, avalia. Por isso, a importância em se falar em literatura negra ou afro-brasileira.
Constância Lima Duarte e Eduardo de Assis Duarte, casal de intelectuais amigos de Conceição Evaristo, analisam o texto e o contexto em que está inserida a obra da escritora homenageada. Professora de literatura brasileira na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Constância fala sobre as características da literatura feminina e comenta a memória ancestral presente no texto de Conceição. Professor de teoria da literatura na mesma instituição, Eduardo discorre sobre a literatura afro-brasileira e cria um paralelo histórico entre autoras e autores negros que vieram antes da escritora. Gravação realizada em fevereiro de 2017 em Belo Horizonte/MG.
Sugestão de leiura/Resenha do romance Ponciá Vicêncio publicado pela primeira vez em 2003 pela escritora Conceição Evaristo - O LIVRO ESCANEADO ESTÁ À DISPOSIÇÃO AQUI. BASTA CLICAR NO LINK